DESCUBRA AS 5 RAZÕES DOS BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO

Preencha o Formulário e receba o Ebook 5 Benefícios da Meditação

    Nos últimos anos a neurociência tem vindo a estudar e a comprovar cientificamente os benefícios da prática regular de meditação

    A Meditação é praticada há milhares de anos pelas culturas orientais. Consiste na prática de focar. Focar no nosso interior, focar num objeto, na respiração ou numa atividade em particular.

    Pode ser praticada sentada no chão, numa cadeira, a caminhar ou fazendo exercícios físicos repetitivos, não há regra.

    O importante é sentir-se cómoda para que o seu corpo não comece a dar sinais de dor dificultando a concentração.

    A meditação pode acontecer espontaneamente (por exemplo quando está embrenhado num texto, numa tarefa e pode acontecer que não se aperceba de ações que se desenrolam ao seu lado) ou propositadamente.

    Normalmente, na primeira opção damos-lhe o nome de concentração, não a reconhecendo como meditação.

    O nosso cérebro funciona em quatro ondas, chamadas as ondas cerebrais.

    Quando estamos despertos, com o foco no exterior são as ondas Beta que estão presentes; despertos e com o foco em nós, nos nossos sentidos, numa atividade específica estamos em ondas Alfa; a dormir no sofá e a salivar são as ondas Theta que estão presentes e finalmente em sono profundo é altura das ondas Delta entrarem em funcionamento.

    Hoje em dia a Meditação é praticada em todo o planeta e por todas as culturas. Tendo chamado a atenção dos cientistas que a todo o custo querem descobrir, agora cientificamente, os efeitos desta prática milenar.

    Nos últimos anos a neurociência tem vindo a estudar e a comprovar cientificamente os benefícios da prática regular de meditação.
    De acordo com um estudo da Universidade de Massachusetts em conjunto com o Massachusetts General Hospital, todo o sistema límbico é modificado pela prática regular de meditação.

    Testemunhos

    Ao realizar o curso Meditação Descomplicada, interiorizei a importância da prática diária da meditação e descobri que aquietando a mente é possível encontrar soluções mesmo em momentos conturbados.

    A forma como o curso está estruturado, o apoio prestado pela Rita e os momentos de partilha foram fundamentais para que não perdesse o foco e me mantivesse constante na prática.

    Obrigada Rita

    Joaquina Gonçalves
    Foi uma experiência maravilhosa e muito enriquecedora. Ao longo de 5 semanas recebemos a preciosa orientação da Rita que sabia e pacientemente nos iniciou nos primeiros passos da prática da meditação. Não me arrependi nem um bocadinho de ter decidido inscrever-me nesta formação.

    Apesar de ter sido uma formação on line, este facto não foi em momento algum impeditivo para que se tivesse estabelecido entre a formadora e todas as participantes, ao longo das várias sessões, um forte espírito de partilha, interacção e cumplicidade.

    O plano do curso, dividido em módulos, de forma muito organizada, estava muitíssimo bem concebido ao nível dos respectivos conteúdos, sobretudo para quem dentro do grupo não tinha experiência na prática da meditação.

    Para além da sua sólida experiência como meditadora, a Rita demonstrou ser uma excelente formadora, encorajando e dando força a quem porventura mostrasse alguma insegurança e “stress” iniciais pela falta de experiência e conhecimentos nesta área e sempre disponível para esclarecer, de forma clara e simples, todas as questões que lhe eram colocadas.

    A Rita, através desta formação deu-me a conhecer, de uma forma “descomplicada”, quão importante e benéfica pode ser a prática diária da meditação para a melhoria da qualidade do meu dia a dia. Ao conduzir as meditações propostas nos diversos módulos, a Rita ajudou-me no processo de conseguir gradualmente focar-me em mim própria, permitindo libertar-me das minhas “amarras” interiores, assim como de todas as cargas desnecessárias acumuladas ao longo do tempo. Sinto que ao meditar ganho uma nova energia que me retira stress e reduz consideravelmente os meus elevados níveis de ansiedade. Sei também que tenho as ferramentas necessárias para prosseguir neste caminho de descoberta, auto-conhecimento e evolução pessoal e espiritual. Estou, por isso, muito grata à Rita e a todas as companheiras nesta formação, que recomendo vivamente!

    Um beijinho,

    Patrícia Mancellos
    Sou conhecedora dos benefícios da meditação.

    Quando tive conhecimento que a Ana Rita ia iniciar este curso on-line, inscrevi-me sem hesitar.

    A Ana Rita transmite os conhecimentos com simplicidade e rotina que torna a implementação do habito de meditar simples e acessível a todo o ser.

    As meditações simples e pouco longas “Meditação Descomplicada – 5m que transformam o teu dia” são profundas e curadoras.

    A sua disponibilidade é de uma enorme generosidade, as partilhas de grupo incentivadoras a manter a pratica viva.

    Por tudo, Sou muito grata a Ana Rita, a minha vida fica mais RICA com todos os seus ensinamentos e partilhas!

    Obrigada!

    Isabel Ribeiro

    Foi a primeira vez que participei num curso deste tipo e fiquei apaixonada!

    Fez-me muito bem apesar de só ter começado a “perceber/sentir” a meio do percurso.

    Tive muita pena de não ter conseguido estar presente em todas as aulas, mas fui fazendo o trabalho de casa.

    Obrigada, Rita por nos proporcionares mais um docinho às segundas-feiras e por tudo o resto,

    Beijinhos para todas e muito obrigada por todas as partilhas

    Teresa Mira

    Gostei muito de fazer a Meditação descomplicada!

    Ajudou-me a concentrar com mais facilidade e a ser mais determinada a cumprir tarefas.

    Um abraço Ana rita! Mais uma vez adorei estar contigo

    Mariana Bentes

    Quando comecei o curso de Meditação descomplicada – 5 minutos que transformam o teu dia, claramente era uma Rita diferente. Ao longo das 5 semanas, o curso ensinou-me a estar comigo, dentro de mim, encontrar o que realmente sou e sinto, tão difícil que é encontrar a minha pessoa interior, o meu verdadeiro eu, que desde o dia que nasci está sempre comigo, para conscientemente com as meditações da Ana Rita conseguirmos encontrar tão facilmente e sentirmos nos cada vez mais próximas de nós próprias. Para além de uma busca do eu desprovida de ego de repente também aprendemos a respirar, que existe ar suficiente e que achamos que tantas vezes nos falta o ar com a força que fazemos para gritar de raiva, de tristeza, de frustração, que nos falta o ar com tanta coisa que criticamos e julgamos, e então com as meditações abre se todo um mundo de oxigénio, de inspira e expira, de nariz e pulmões, até curiosamente se aprende a respirar com o coração. O coração, aquele essencial que as meditações nos levam a encontrar, a ter consciência que temos um, que não o utilizamos só para medir a tensão e saber como estamos, mas utilizamos para observar o ritmo e de como se altera quando no fluxo da meditação vamos a pensamentos que nos emocionam que nos aceleram o coração e rapidamente nos lembramos que não é ali que temos que estar, mas sim no coração, no pulmão, no nariz, nas raízes ligadas ao centro da terra, onde está um núcleo cheio de luz e energia e essa energia sobe pelas raízes acima e preenche todo o meu corpo e novamente o foco está ali naquele momento, naquela vozinha calma e compreensiva no fundo do ouvido que te ensina a confiar em ti própria, a conheceres te a ti própria e a dar tempo a ti própria!

    Se voltava a fazer este curso de meditação e se o recomendaria a alguém? Sim, claro! A meditação é um caminho, aliás como tudo na vida e tem de ser caminhado com calma e sem pressa, se nunca meditou aqui é a saída certa para começar esse caminho e vai ver que vai chegar o mesmo longe que chegaria por outros caminhos, mas de certeza que por este vai chegar muito mais feliz, mais forte e mais confiante.

    Maria Rita
    Este curso é maravilhoso!

    Maravilhoso porque nos ensina a olhar para nós, a serenar emoções e memórias.

    As lembranças, passam a ser memórias e muitas ganham positividade e carinho!

    O olhar para nós pelo menos 5 minutos, conhecermo-nos, o que sentimos, o que queremos….

    O agradecer o que somos, pois somos o que precisamos!

    Esta é a melhor forma que tenho para descrever todo o percurso!

    Estou grata pela oportunidade, estou grata pelo grupo pois é fantástico!

    Rita Ribeiro

    A “Meditação Descomplicada” para mim foi uma Descoberta, o início de uma viagem ao interior da minha espiritualidade. Um primeiro contacto com a meditação através de uma formadora fantástica, que nos ensina a ver e a sentir o melhor de nós mesmos, a transitar da carência para a abundância interior. Paz, harmonia, tranquilidade, pensamento positivo, tudo isto encontrei na “Meditação Descomplicada”, bem como um grupo de pessoas extraordinárias. Obrigada Ana Rita Bandeira de Melo!

    Nélia

    Já há muito tempo que a palavra “meditação” não me era estranha, mas a prática parecia-me desadequada ao meu ritmo: por fora calmo, por dentro a mil

    Não podia estar mais enganada!

    Este curso, a repetição das meditações, guiadas pela voz da Rita, os minutos diários parados, a olhar para dentro como que embalada por uma cadência calma e calmante, vieram mostrar-me que , com ajuda e apoio de quem sabe, todos podemos aprender a meditar.

    Gostei imenso destas breves semanas, sempre variadas nos temas. Um grupo heterogéneo, mas unido pela partilha semanal

    Obrigada, Rita por este caminho!

    Fátima Mateus

    Este Curso fez-me ver a vida de outra maneira.

    Aprendi a viver mais o presente do aqui e agora.

    Antes de iniciar o curso qualquer contratempo me deixava stressada/irritada. Agora aceito esses contratempos como um sinal do que preciso aprender nesse momento da vida e estou em paz com a vida.

    Estou muito grata de ter participado neste curso

    Conceição Dias

    Surge nos dias de hoje, com alguma frequência a palavra “Meditação” e quanto ao seu significado, parece haver vários pontos de vista.

    Só experimentando, é que pudemos dizer o que é para Nós… Meditar.

    As meditações deste curso, assentes na respiração, tiveram em mim um efeito tranquilizador, restabelecendo a Paz e a Harmonia, perdida em alguns momentos do dia.

    A simplicidade dos primeiros módulos deste curso, permitiu tomarmos consciência dos nossos sentidos, das nossas emoções, da importância do sorriso, pois as rotinas da nossa vida agitada, levam-nos a esquecer que fazem parte de Nós.

    Já no último módulo, fomos levados para uma outra consciência, a ligação com o Universo, com a Terra através do nosso Coração.

    E chegadas ao fim destes 5 módulos, em que o tempo parece ter “voado” . O melhor é recomeçar de novo, para voltar a Sentir, Sorrir, Ligar.

    Graça Ribeiro

    Em determinado dia, e porque a Ana Rita sugeriu (a minha criatividade em termos de artes é paupérrima; só com motivação lá faço qualquer coisita…), esta foto resultou de um desenho que fiz numa ardósia de uma singela mochila que muito acarinhei para iniciar uma caminhada para a “escola” virtual da meditação descomplicada (este adjetivo atraiu-me francamente eheheh), com vários propósitos, sendo um deles o de me conectar mais comigo, com o Universo, conhecer novas pessoas, etc… e assim poder partilhar com as “coleguinhas” de turma as experiências que a cada desafio da professora – e não foram poucos, ufa…, mas todos descomplicados:) – nos iam aparecendo, em jeito de surpresa, semana após semana. O que é certo é que preparada a mochila na primeira semana do curso de meditação descomplicada, tendo deixado o fecho aberto para a continuação do caminho na Fé, chegada à meta, após 5 semanas de trabalho diário tão aprazível, pleno de surpreendentes sensações, despertares, deslumbramentos, descobertas, eu sei lá, umas quantas fantásticas 24 horas maravilhosas, preseverante na Fé e na prática Eu Vou (qual anã cantarolando atrás da Branca de Neve eheheh – e estas gargalhadas também são resultado de parte deste percurso, pois, por exemplo,durante uma semana sorri e ri tanto de formas tão diferentes à medida que meditava, sim, é possível: que delícia!!!). E mais palavras para quê se me é tão difícil (e também não quero “complicar” LOL) descrever a quantidade de escolhas positivas, serenas, de ação, de liberdade, de gostar mais de mim por conseguir fluir nesta viagem Una.. que eu levo deste curso tão bem Guiado (cheio de boa vontade e carinho) por si, Ana Rita? Pois sim, Guiado: proporcionou, para além dos fabulosos conteúdos do curso, um formato de partilha com todas as participantes on line, com descontração, que foi do mais enriquecedor! Daí o dar e receber ser um dos princípios que mais privilegio e que, assim sinto, conduz ao amor incondicional e recíproco entre cada Ser Humano e o Universo, se assim o Ser Humano Escolher… Plena de gratidão, Ana Rita, Bem Seja por existir e por fazer agora parte da minha Vida, contribuindo para que o meu Eu viesse a ficar bem Maior:)

    Abraço e beijo gigantes!

    Ana Sofia Sousa

    Meditação Descomplicada tornou-se um curso que fez-me crescer com o foco nos pormenores do dia-a-dia. Senti que consolidei o conhecimento sobre mim através da pratica da meditação, de todo o encaminhamento por parte da Rita e da partilha entre todo grupo. Estou grata por pertencer a este grupo poderoso. ️ Gratidão

    Muito obrigada,

    Marta Fernandes