Ana Rita Bandeira de Melo | Meditação
17239
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-17239,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-7.5,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive
medita-1

A MEDITAÇÃO É
SIMPLES!

medita-2

Muitos de nós temos a ideia de que a meditação é algo complexo e difícil. Nada podia estar mais errado!

A meditação é simples, não precisa de posições complicadas, de pernas cruzadas como às vezes vemos nas imagens.


A meditação é uma perícia, uma habilidade que se ganha e, como tal, exige duas coisas: disciplina e concentração.


Já viu, com certeza, alguém jogar ténis. Essa pessoa necessitou de disciplina ou seja, praticar regularmente, e de concentração ou seja de se focar quer nas regras do jogo quer na sua desenvoltura física necessária para jogar.

Tal como alguém que joga ténis, pode jogar porque, simplesmente, gosta; pode jogar porque convive com amigos ou pode jogar porque quer ser campeão da modalidade.

Dependendo do seu objetivo, a pessoa necessita de praticar mais ou menos tempo o jogo do ténis, precisa de ter mais ou menos disciplina, concentração e foco.

Na meditação é igual.

Se realmente está empenhado em conquistar a sua mente, em criar silêncio mental, então necessita de praticar diariamente meditação.

Durante quanto tempo?

Comece como 5 minutos diários e vá alongando esse período. Vai ver que ao fim de uma semana, começando a sentir e a ver os resultados que podem ser desde se sentir mais focado, mais calmo, não se envolver tanto com os conflitos do outro, dormir melhor e o sono ter maior qualidade, a muitos outros, vai mesmo querer fazer da meditação uma prática diária.

Comece hoje mesmo.

Sente-se num local confortável, música suave, sem interferências, feche os olhos e concentre-se na sua respiração. Sempre que a mente queira contar-lhe uma história, simplesmente traga-a de volta à respiração. Mantenha esta concentração durante 5 minutos. Findo este período, suavemente abra os olhos e espreguice-se!

Sei que é mais fácil e mais agradável, pelo menos ao principio, meditar acompanhada.

Participe, às quintas, no intervalo de almoço, da Meditação de Equilíbrio que realizo em Lisboa, no Espaço NewLife (Rua de São Bento, 644-6º Drt, perto do Largo do Rato).

A sala de meditação abre às 12:30, a meditação guiada decorre das 13:17 às 13:47 e a sala encerra às 14:15.

Este horário permite proporcionar um momento de descontracção a um maior número de pessoas, possibilita uma maior adaptação aos horários de almoço e cada um fica pelo tempo que desejar.

Se levantar-se cedo é uma prática para si, participe da Meditação Matinal que decorre em video directo no Facebook, às segundas-feiras pelas 6:30 da manhã.

Se prefere erguer-se um pouco mais tarde, faça-a em diferido no meu perfil do Facebook ou no meu canal de YouTube.

Veja um dos videos abaixo e descubra a Meditação Matinal.